Alunos de sucesso da FACCAT
Takao Kawakami Administração de Empresas turma de 1971
Ex-aluno Takao Kawakami destaca importância dos estudos
Filho de imigrantes japoneses, o empresário Takao Kawakami dirige uma das lojas mais tradicionais de Tupã, especializada na venda de calçados, materiais esportivos, confecções e artigos para viagem. Sempre simpático e bem humorado, o comerciante é uma das personalidades mais queridas da cidade pela sua exemplar história de vida e profissionalismo.
Seus pais, Takeichi Kawakami e Fumi Kawakami, chegaram a Tupã em 1934. Eles montaram uma loja e fábrica de calçados num prédio na Avenida Tamoios. Takao tinha 15 anos quando seu pai faleceu. Apesar da pouca idade, ele passou a administrar os negócios da família, junto com sua mãe e irmã mais velha.
A dedicação de Takao fez com que a Loja Kawakami ficasse conhecida em toda a região de Tupã. O empresário sempre participou de feiras e congressos da indústria
calçadista. Todo esse conhecimento adquirido fez do comerciante um especialista no assunto.
Além de administrar a Loja Kawakami, Takao também foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Tupã (Acit) e ajudou a fundar o Sindicato do Comércio e Varejista de Tupã (Sincomércio). Também ocupou os cargos de vice-presidente da Associação Cultural, Esportiva e Recreativa de Tupã (Acert) e presidente Rotary Club de Tupã.
Na década de 70, quando era presidente da Acit, Takao ajudou a trazer o Posto do Corpo de Bombeiros para Tupã. Esta era uma reivindicação antiga dos moradores e comerciantes da cidade. “Como tupãense, sempre me preocupei com o desenvolvimento da cidade”, conta. A força e o trabalho de Takao servem de exemplo para os atuais e futuros empreendedores de nossa cidade. Questionado sobre o segredo para ser bem sucedido, Takao enfatiza: “o segredo do sucesso é a dedicação”.
Takao Kawakami é formado em administração pelas Faculdades Faccat. Concluiu a graduação em 1971. O empresário conta que o curso de administração foi importante para a sua carreira profissional, pois agregou muito conhecimento. “Eu já era formado em ciências econômicas quando entrei na Faccat. Estudar foi importante porque tudo que se aprende amplia o conhecimento. A melhor herança que os pais podem deixar aos filhos é a educação de berço e o estudo”, comenta.