Notícias

Aluno de Jornalismo da FACCAT conquista oportunidade no mercado após livro reportagem 31/07/2019

Maicon Pedra Reis tornou-se assessor de imprensa do time de futsal Intelli


Para muitos alunos o “famoso” trabalho de conclusão de curso (TCC) é algo que assusta. Outros, apesar do “frio na barriga”, enxergam a tarefa como uma oportunidade para colocar em prática aquilo que apreenderam na sala de aula.

O ex-aluno de Jornalismo das Faculdades FACCAT, Maicon Pedra Reis, é um exemplo de que o desenvolvimento do TCC pode abrir portas no mercado de trabalho. No dia 14 de dezembro de 2018, ele passou pela banca examinadora composta pelo professor mestre Tiago Pettenuci (orientador/presidente), professor Giuliano Panvéchio (examinador) e jornalista Rodrigo Sturaro (examinador). O jovem apresentou o livro reportagem intitulado “Intelli – uma história de raça, vitórias e reconstrução”.

Além de conseguir a aprovação do TCC e concluir o curso de Jornalismo, Reis conquistou o cargo de assessor de imprensa do time de futsal da Associação Desportiva Classista Intelli, em São Carlos. “A elaboração do livro reportagem fez com que a direção conhecesse ainda mais o meu trabalho. Os dirigentes da ADC Intelli já me conheciam por meio das Notícias do Futsal, um perfil que criei no Instagram dedicado à modalidade. Mas acredito que o TCC foi uma afirmação do meu trabalho para eles”, disse o ex-aluno.

O livro reportagem "Intelli - uma história de raça, vitórias e reconstrução" conta toda a trajetória da equipe. Retrata a criação do time pelo comendador Vicenzo Spedicato, a pausa nos anos 90, o bicampeonato nacional, o título da Libertadores, participações no Mundial, o momento de reconstrução e as mudanças de sede. “Foi uma produção que exigiu muita pesquisa em revistas e jornais antigos, arquivos da Taça EPTV, busca de fotos e vídeos históricos, além de entrevistas com ex-jogadores, torcedores e dirigentes”, contou.

O professor mestre Tiago Pettenuci, orientador do trabalho de conclusão de curso, destacou o comprometimento do aluno no processo de elaboração do livro reportagem. “Maicon demonstrou ser um aluno comprometido com os propósitos da prática jornalística, tendo aplicado os conceitos da reportagem no trabalho. O mais gratificante foi acompanhar sua evolução ao longo do curso e saber que ele colheu frutos pelo seu esforço e dedicação”, disse.

Reis contou que desde que entrou no curso de Jornalismo seu objetivo era trabalhar com o esporte, mas se identificou com a função de assessor. “Aos poucos fui me aprofundando e me identifiquei com a assessoria. Fiz estágio na assessoria da Prefeitura de Pompeia e confirmei o meu desejo pela função. Na minha visita em Orlândia, fui convidado pelo presidente para trabalhar no clube”, recordou.

Para o coordenador do curso dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo das Faculdades FACCAT, professor doutor Roberto Reis, o TCC, muito mais que ser um trabalho de conclusão de uma graduação, é uma oportunidade para o estudante mobilizar os conhecimentos e o seu repertório aprendido durante o curso para abrir portas para o mercado. “O TCC é um momento em que o aluno pode pensar em determinados aspectos do campo profissional com mais profundidade”, destacou.

Desafio

Como assessor de imprensa da Associação Desportiva Classista Intelli, Maicon Pedra Reis tem a missão de compartilhar as informações do clube para a comunidade por meio das mídias. “Um dos desafios que encontrei era fazer que o clube fosse abraçado pela população são-carlense. Que a comunidade entendesse que mesmo não sendo criada na cidade, a Intelli representava cada um deles. E acredito que isso foi conquistado. A cidade abraçou o clube e o ápice disso foi na final da Copa Paulista com mais de quatro mil pessoas no ginásio e a conquista do título”, disse.