Notícias
Alunos de Pedagogia da FACCAT participam do 17º FESTAET 28/05/2018
Na noite do dia 21 de maio, os alunos do 3º semestre do de Pedagogia prestigiaram a peça “Da pele ao Barro” da Cia L2 de Londrina. O 17º Festival Nacional de Teatro de Tupã teve início no dia 20 de maio e terminou no dia 26 de maio.
A Cia L2 é uma companhia de pesquisa em teatro dança, vinculada ao curso de Artes Cênicas da UEL. A direção do espetáculo é de Thainara Pereira, atriz e estudante do curso, assistente de direção Lucas Manfré, também integrante do grupo. O projeto é orientado pelo professor Aguinaldo Moreira de Souza, do Departamento de Música e Teatro da UEL. O espetáculo tem como objeto de pesquisa a corporeidade das estátuas de Camille Claudel e sua trajetória no espaço das artes visuais como escultora. Os destaques são aprofundamento da musculatura do corpo para a construção e desconstrução das estátuas.
Segundo a direção do espetáculo, os corpos dos atores são fundidos com argila e gesso, representando o estatuário rico criado por Camille. Eles ainda vivenciam nuances de luta por espaço numa época em que toda a "poiésis" era produzida pelos homens e para os homens.
Os alunos sentiram-se bem motivados com a proposta de extensão da aula. Assistir à peça representou para alguns o primeiro contato com a arte teatral profissional e, para a maioria, a oportunidade de apreciar e discutir um texto de qualidade, que mantém total diálogo com a arte.
Segundo os alunos, “apesar da complexidade do texto, o desempenho e a expressão dos atores possibilitaram a compreensão da peça”. Assistir à peça, despertou neles o desejo de conhecer as obras de Camille Claudel.
Para a professora e coordenadora do curso de Pedagogia, Luciana Leal, apesar de muitas vezes não receber o devido valor, o teatro é fundamental na formação cultural de qualquer pessoa já que ele também nos faz conhecer um pouco mais sobre a nossa própria cultura e de outrem. Ela considera que todos devem aproveitar a oportunidade e apreciar o festival, pois esta pode ser uma grande experiência de vida e formação artística e estética.