Notícias
Cursos de Jornalismo e Publicidade se destacam na elaboração do Trabalho Interdisciplinar Orientado 21/06/2018
Uma das questões mais valorizadas na educação, principalmente no ensino superior, é a interdisciplinaridade. O estímulo ao diálogo e às relações entre os componentes curriculares realiza-se a partir do Trabalho Interdisciplinar Orientado, presente nas novas matrizes curriculares dos cursos de Jornalismo e Publicidade das Faculdades Faccat desde 2017. O objetivo da disciplina é a produção de trabalhos que reflitam as inter-relações entre as disciplinas de modo que se alcance uma visão integradora dos cursos.
Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda das Faculdades Faccat se destacaram na elaboração do trabalho nesse semestre, que teve como tema central o processo de reciclagem na cidade de Tupã/SP.
Alunos de Jornalismo elaboraram reportagem na qual o objetivo é conscientizar a população sobre o funcionamento da Cooperativa dos Recicladores de Tupã (COORETUP), além de tratar da condição do trabalho dos cooperados e indicar a forma correta da separação dos materiais recicláveis.
Já o curso de Publicidade e Propaganda desenvolveu uma cartilha informativa contendo informações sobre a Cooperativa como a separação de materiais, datas de coleta na cidade de Tupã e sobre dúvidas da população sobre o processo de reciclagem.
O desenvolvimento do material de divulgação elaborado por parte dos alunos faz parte do projeto “Faccat sustentável”, que incentiva a produção de energia limpa, além de colaborar com a reciclagem e a reutilização de materiais no munícipio.
Na avaliação do professor José Rogério Silva, docente da disciplina no terceiro semestre, o desenvolvimento do trabalho alcançou os objetivos dada a qualidade dos materiais produzidos. Segundo ele, os alunos puderam vivenciar as dificuldades de se produzir uma reportagem ou a cartilha em grupo, cumprindo prazos e metas e apresentando o resultado final a uma banca de professores.
Para a estudante de jornalismo Thayná Praxedes, foi muito interessante o desenvolvimento do trabalho, pois os discentes tiveram a oportunidade de conhecer a prática, tendo contato com os entrevistados e com o local que foi desenvolvida a reportagem. João Witor Santos, aluno de Publicidade e Propaganda, disse que elaborar o projeto foi uma experiência gratificante que os levou à prática profissional, principalmente com um objetivo tão relevante, que é a conscientização.
Primeiro ano
O trabalho desenvolvido pelos alunos do primeiro semestre também se destacou, tendo em vista o nível de complexidade e de reflexão dos trabalhos desenvolvidos.
Os trabalhos focalizaram duas temáticas. Uma delas é o preconceito e as dificuldades de inclusão social de deficientes auditivos e o uso da Linguagem Brasileira de Sinais. O outro, intitulado “Máscaras da Tecnologia” tratou de como o uso de tecnologias de comunicação podem impactar as relações cotidianas. A proposta de ambos os grupos foi desenvolver um documento no formato de reportagem em vídeo.
Uma das matérias trata das dificuldades e dos desafios de portadores de surdez na vida familiar e escolar. Já a outra equipe demonstra que ao mesmo tempo em que se tem acesso ao mundo a partir de dispositivos móveis conectados à internet, as pessoas perderam vínculos com os mais próximos diante do caos da informação e comodidade.
Para a aluna Bruna Vitória, do primeiro termo de Jornalismo, o Trabalho Interdisciplinar Orientado proporciona ao aluno uma prévia da elaboração do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), fazendo com que os alunos, a cada semestre, consigam se familiarizar com os processo jornalísticos e, também, com o ambiente científico que será explorado durante o curso.
Segundo o professor Giuliano Panvéchio, docente de Trabalho Interdisciplinar I, houve liberdade para que os discentes escolhessem o tema e o formato no qual iriam reportar um assunto-problema. “A exigência foi no sentido de que já começassem, desde o primeiro ano, a se familiarizar com a pesquisa e a linguagem acadêmica de um trabalho científico”.
De acordo com Panvéchio, houve preparação dos alunos neste sentido e o resultado alcançado surpreendeu positivamente. “Avalio como positivo o resultado de ambos os grupos pelo fato de serem estudantes iniciantes do curso de Jornalismo”, destaca.